A Story as You Like It

Re-writing narratives

Nádia Carmo

Sinopse

O teorema de Raymond Queneau “Between two words in a sentence, there exists an infinity of others” serve de mote para este projecto, que visa criar novas narrativas a partir de fragmentos de obras literárias. A construção destas estórias procura acomodar o carácter experimental da literatura potencial desenvolvida pelo grupo Oulipo. Através de processos de combinação e recombinação de unidades literárias procura-se gerar um número infinito de possibilidades textuais e semânticas.

 

A Story as You Like It baseia-se numa das obras experimentais de Queneau, em que o leitor é impelido a seguir instruções para dar continuidade à narrativa. Assumindo esse carácter experimental, o projecto desenvolve-se como uma plataforma de escrita onde o leitor/utilizador pode apropriar-se de textos pré-existentes e recriar narrativas segundo um método algorítmico, que consiste em executar um conjunto de instruções que acompanham cada fragmento de texto.

 

Os textos são compostos por frases retiradas de obras literárias que abordam, directa ou indirectamente, o pensamento procedimental aplicado à literatura. Os excertos relacionam-se com momentos-chave de cada obra, sugerindo os seus elementos narrativos basilares, como enredo, espaço, tempo. Em cada texto são identificadas variáveis, como nomes, verbos, adjectivos, advérbios, e definidas as instruções gramático-textuais segundo as quais o leitor pode agir sobre o texto.

 

Esta forma de escrita experimental, simultaneamente fragmentada e abstracta, enfatiza a multiplicidade semântica e elasticidade narrativa do texto. Este processo de formalização de ideias procura abrir espaço para a imaginação e a criatividade, como forma de leitura pela escrita de uma estória como a imaginamos.

the web

publicação pós-digital
escrita algorítmica
possibilidades combinatórias
não-linearidade
multi-narrativas