Atlas do Universo (Provável)

O Universo (in)explorado

Ana Caçador
[rev_slider_vc alias=”ana-cacador”]

Sinopse

A busca da ‘verdade’ é inerente à ciência, através da descoberta de leis e da formulação de teorias que contribuem para a compreensão do que nos rodeia. Mas o estudo do universo é ainda um campo com muito por desvendar. É sob esta premissa que assenta o tema “O Universo está largamente inexplorado”, abordando enigmas apresentados pelo Universo para os quais ainda não existem respostas.

 

Segundo este mote, o projecto promove a exploração como processo para adquirir conhecimento, bem como os conceitos de probabilidade ou possibilidade de modo a despertar para o papel da curiosidade e da imaginação na descoberta científica. Por estes meios, procura-se incitar a aprendizagem pela descoberta através da utilização de estratégias lúdicas.

 

O Atlas do Universo (Provável) consiste numa página web, contendo conteúdos interactivos e animados. Os utilizadores são impelidos a explorar o Universo em busca de vários conceitos através do cumprimento de ‘missões’. Cada missão corresponde a um conceito e subdivide-se em tópicos, que se encontram dispersos no espaço e se materializam em animações. Estas animações explicam teorias aceites e teorias possíveis, em conjunto e em confronto, incentivando a predisposição para aprender e para considerar as possibilidades ainda em aberto na ciência. Estas missões procuram sublinhar o quanto ainda há a explorar no Universo.

 

A contemplação das possibilidades de explicar os fenómenos do Universo emerge assim do diálogo entre o conhecimento pré-existente e os novos dados, e entre o pensamento e a imaginação, enfatizando os respectivos papéis na evolução da nossa compreensão do Universo.

comunicação

ciência
astronomia
exploração
experiência
interacção