Constelações

Visões da luz

Joana Santos

Sinopse

Observar o céu nocturno é uma actividade que privilegia o prazer da descoberta. Movidos pela curiosidade, uns desejam conhecer as estrelas, outros tendem a questionar os padrões das constelações e há ainda os que se interessam por conhecer o céu para além do que a visão lhes permite alcançar. Enquanto ferramenta educacional no âmbito da astronomia, este projecto propõe uma forma de comunicar a diversidade e dinâmica do céu nocturno, passível de incitar a curiosidade e promover a descoberta das constelações.

 

O meio de eleição é o papel enquanto elemento físico e táctil que, dada a sua versatilidade e flexibilidade, se destaca enquanto potencial candidato à integração da electrónica. Esta conjugação do papel (old media) com a electrónica (new media) procura apelar ao envolvimento do utilizador, ao proporcionar experiências interactivas que despertem a curiosidade pelos saberes científicos.

 

Os hemisférios celestes Norte e Sul são representados em dois painéis interactivos que exploram a dualidade entre aquilo que está, ou não, imediatamente ao alcance da nossa visão. Por sua vez, treze das constelações são representadas individualmente num conjunto de postais interactivos. Consistem nas constelações que são atravessadas pelo trajecto aparente do Sol na esfera celeste ao longo de um ano, tal como é observado a partir da Terra. Assumindo uma abordagem didáctica, este Kit procura revelar a complexidade e dinâmica do céu nocturno, e desvendar alguns dos seus segredos, através de visões da luz que materializam estrelas e constelações.

comunicação

ciência
astronomia
interacção
papel
electrónica