Fictions in Facts

Cinetoscópio de astronomia

Mónica Medeiros

Sinopse

Fiction in Facts responde ao desafio de promover a Literacia em Astronomia, proposto pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Com o objetivo de comunicar temas complexos a públicos diversificados, encontra na Ficção Científica um possível ponto de contacto com a ciência, assumindo que a ficção se elabora sobre inovações científicas. Partindo deste pressuposto, este projecto explora o potencial da ficção científica para comunicar a astronomia.

 

A partir de conteúdos científicos como a composição das galáxias, a gravidade, tipos de matéria, planetas, asteróides, cometas, estrelas e energia, recolheram-se cenas de filmes que abordassem estes temas. Estas cenas de filmes são o ponto de partida para explicar fenómenos da astronomia ao confrontar factos científicos com a forma como a ficção se constrói em torno dos mesmos.

 

O projecto assume a forma de uma página web que simula uma viagem pela astronomia através do cinema. Ao longo desta viagem o utilizador poderá explorar temas como: Uma estrela passa por um ciclo de vida , Há mais de 100 bilhões de galáxias no Universo e A atividade solar pode perturbar o campo magnético terrestre. Infografias, imagens e pequenos excertos dos filmes, articulam-se na criação de uma narrativa que abrange desde o exterior de uma galáxia até à energia de uma estrela.

 

Desta forma, evoca-se a ideia de um cinetoscópio, como instrumento de visionamento de filmes que permitia a observação de uma sequência de imagens animadas através um pequeno orifício. Por meio desta animação, o utilizador tem acesso a informação sobre fenómenos da astronomia retratados nos filmes, que muitas vezes se encontram dissimulados ou diluídos com a ficção.

comunicação

ciência
astronomia
ficção científica
factos
cinema