Supernova

Somos feitos de poeira de estrelas

Isabel Franco

[rev_slider_vc alias=”isabel-franco”]

Sinopse

Supernova explora a ludificação na perspectiva da visualização e da comunicação de informação científica, através do desenvolvimento de um objecto didáctico. Partindo do mote “A astronomia está muito próxima do nosso dia-a-dia”, e segundo uma perspectiva lúdica, o projecto foca-se no subtema “Os materiais que formam o nosso corpo têm origem em poeira de estrelas”.

 

Sob a forma de uma aplicação para dispositivos móveis, o projecto convida o utilizador a explorar os elementos que formam o nosso corpo e que tiveram origem em estrelas há milhares de milhões de anos. A aplicação pretende dar a conhecer conceitos, organizados segundo categorias temáticas, que abrangem a origem dos elementos químicos, o ciclo de vida das estrelas, a formação do planeta Terra e os elementos essenciais à vida.

 

Cada categoria temática envolve diferentes níveis de conhecimento, a que são associados desafios interactivos que o utilizador é convidado a completar. Através de estratégias como a apresentação progressiva dos conteúdos, feedback ao longo do progresso de navegação, bem como recompensas relativas à conclusão de desafios e aquisição de conhecimento, procura-se criar uma a experiência envolvente de aprendizagem.

 

Esta abordagem à comunicação de conhecimento científico pretende implicar activamente o utilizador na exploração de conceitos da astronomia, revelando como esta área científica, que frequentemente nos parece complexa e distante, é na verdade muito próxima do nosso quotidiano.

the app

comunicação
ciência
astronomia
didáctica
ludificação